Torta de Batatas Prática e Deliciosa!

INGREDIENTES

1 kg de batatas cozidas na água e sal,
1 colherinha (café) de alho espremido,
100g de queijo parmesão ralado,
2 colheres (sopa) de margarina,
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo,
2 gemas, 2 claras em neve,
1 xícara de leite,
1 pitada de noz moscada,
1 colher (sopa) de fermento em pó e
sal à gosto.

MODO DE PREPARO

Ponha as batatas cozidas e escorridas na própria panela (inox é melhor), esprema (veja a dica do espremedor da foto - a batata é espremida contra a panela mesmo, sem precisar tirar de lá). Acrescente margarina, metade do queijo ralado, a noz moscada. Mexa bem, acrescente o leite e as gemas. Acrescente as claras em neve, prove o sal e ponha o fermento. Misture bem. Ponha metade da mistura em uma forma untada e enfarinhada, o recheio (nesse ponto, pode pôr, se quiser, 150 g de queijo muçarela fatiado), a outra metade da massa. Passe gema de ovo, enfeite com azeitonas e polvilhe o restante do queijo ralado. Ponha para assar em forno médio pré-aquecido.

Dica: cuidado com a altura da torta dentro da vasilha, pois ela cresce (por causa do fermento) e pode transbordar. Pode polivlhar com orégano também. Pode cobrir com fatias de queijo muçarela bem fininhas e deixar pegar cor no forno.

Recheios: carne moída refogada nos temperos que desejar, com azeitonas picadas e ovo cozido picado ou frango desfiado refogado (com milho ou azeitonas) ou, ainda, carne seca refogada ou bacalhau desfiado (refogado ou de forno com azeite cebolas e azeitonas) ou linguicinhas refogadas ou legumes cozidos no vapor (ou refogados) ou recheio de cachorro quente com salsicha picadinhas ou queijo, tomate seco e rúcula ou abóbora refogada ou queijo com presunto e tomate picadinho...bem, use sua imaginação, certo?


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS