Torta de amêndoa e geléia de damasco!

INGREDIENTES

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz moscada ralada na hora
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar granulado
2 gemas grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara de farinha de amêndoas

Recheio:
2/3 xícara de geléia de damasco
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma de torta redonda de 21cm de diâmetro, com fundo removível*, e coloque-a dentro de uma assadeira de beiradas baixas.

Peneire a farinha, o fermento, o sal, a canela e a noz-moscada numa tigelinha. Reserve.
Bata a manteiga na batedeira (tigela grande) em velocidade moderada por 2 minutos. Junte o açúcar granulado e bata por mais 1-2 minutos. Acrescente as gemas e a baunilha, batendo. Raspe as laterais da tigela com o auxílio de uma espátula de borracha/silicone para manter a mistura homogênea. Junte a farinha de amêndoas.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em duas adições, batendo até que a mistura comece a formar bolas pequenas e grandes. Retire da batedeira e termine de misturar com a espátula, pressionando tudo até conseguir uma massa uniforme. Transfira para uma superfície e sove levemente com as mãos por cerca de 1 minuto - a massa é bem amanteigada, não gruda e é firme o suficiente para ser manuseada sem desmanchar.
Divida a massa em duas partes iguais e forme uma bola com cada uma delas. Coloque uma das metades de massa entre dois pedaços de papel manteiga e abra com o rolo formando um círculo de cerca de 24cm de diâmetro. Coloque o círculo de massa numa assadeira (ainda entre os pedaços de papel) e leve ao freezer por 5-10 minutos enquanto você manuseia a outra metade da massa.
Coloque a outra metade da massa entre dois pedaços de papel manteiga e abra com o rolo até conseguir um círculo de aproximadamente 23cm de diâmetro. Remova o papel manteiga da parte de cima da massa e, com cuidado, inverta-a sobre a forma preparada. Retire o outro pedaço de papel manteiga e pressione levemente a massa até forrar toda a forma, fundo e laterais.
Misture a geléia de damasco e a baunilha numa tigelinha e espalhe sobre a massa na forma.
Retire a massa do freezer e remova o pedaço de papel de cima. Com um cortador de biscoitos de pouco menos de 4cm (em formato de coração, ou outro que desejar) corte 33 biscoitinhos da massa**. Arrume os biscoitinhos sobre a torta, começando pelas beiradas e indo em direção ao centro. No final acomode os biscoitinhos restantes sobre os já colocados sobre a torta.
Coloque a forma sobre a assadeira de beiradas baixas e asse por 40 minutos ou até o recheio borbulhar e a massinha de cima (biscoitinhos) dourarem - a torta deve ser bem assada ou a massa do centro pode ficar pastosa.
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Desenforme com cuidado e corte em fatias para servir.

* usei uma forma de 24cm;


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS