Receita de Verdadeiro empadão de Goiás

INGREDIENTES

Massa

1 kg + ½ xícara (chá) de farinha de trigo
43 colheres (sopa) de banha de porco derretida
4 ovos
salmora fria (100 ml de água + 50 g de sal)
Molho

30 g de alho
200 g de cebola
10 g de sal
pimenta-de-bode a gosto
8 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 lata massa de tomate (340 g)
1 litro do caldo do cozimento do frango
1 litro do caldo de cozimento do pernil
Recheio

8 pães franceses pequenos amanhecidos cortados em rodelas
1 kg de pernil sem osso cortado em cubos e cozido (ou 1 kg de lombo cortado grosseiramente)
cebolas de cabeças em rodelas
1 guariroba (cozida de véspera) cortada em rodelas
8 ovos cozidos e picados
azeitonas verdes
molho de tomate
1 kg de queijo minas frescal picado
1 kg de peito de frango cozido e desfiado grosseiramente
cheiro-verde, pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO

modo de preparo:

  • Massa
  • 1°- Numa tigela coloque 1 kg + ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 43 colheres (sopa) de banha de porco derretida e 4 ovos e misture bem. Adicione, aos poucos, salmora fria (100 ml de água + 50 g de sal) e misture bem. Sove bem a massa e depois bata 22 vezes exatas com a massa sobre uma superfície lisa. Deixe a massa descansar por 30 minutos.
  • Molho
  • 2°- Coloque numa panela 30 g de alho, 200 g de cebola, 10 g de sal e pimenta-de-bode a gosto misture e leve ao fogo médio. Adicione 8 tomates maduros sem pele e sem sementes picados e 1 lata de massa de tomate (340 g) e deixe apurar. Acrescente 1 litro da água de cozimento do frango e 1 litro da água do cozimento do pernil e deixe ferver. Desligue o fogo e reserve.
  • Montagem
  • 3°- Com um rolo abra a massa bem fininha sobre as formas individuais. Após a massa aberta coloque dentro de cada forma uma rodela de pão francês e molhado no molho de tomate (reservado acima), uma porção de lombo, uma rodela de cebola, 1 colher (sopa) de guariroba, 1 ovo cozido e picado, azeitonas verdes, 1 colher (sopa) de molho de tomate, fatias de queijo fresco, frango cozido e desfiado grosseiramente, cebolinha picada e mais 2 colheres (sopa) de molho de tomate. Cubra o empadão com uma fina camada de massa. Recorte as sobras com uma tesoura (por toda a borda) e com o dedo indicador e o dedão vá apertando a borda e torcendo para deixar bem fechadinho como uma empanada. Leve ao forno baixo pré-aquecido a 160°C por +/- 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida

Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS