Essa receita é simplesmente maravilhosa! É uma adaptação do famoso Bacalhau à Gomes de Sá, mas nesse caso o bacalhau sai de cena e é substituído pelo polvo. Ademais, essa versão é feita com batata doce. Esse ingrediente muito rico costuma ser integrado em dietas, porque contém menos hidratos de carbono que a batata normal. Tem ainda substâncias que ajudam a controlar o diabetes e fibras que fazem falta para o nosso organismo.
Receita de Polvo à Gomes de Sá com Batata Doce
Ingredientes:
- Polvo: 1 unidade, com certa de 1,5kg
- Batata doce: 1kg, descascadas em rodelas grossas
- Ovos: 4 unidades
- Azeite: 150ml
- Cebolas: 2 unidades, cortadas em meia lua
- Alho: 6 dentes
- Salsinha picada: 1 macinho
- Folha de louro: 2 unidades, cortadas ao meio
- Azeitonas: 120g
- Sal: a gosto
Modo de preparo:
- Coloque o polvo numa panela larga. Deixe cozer em fogo médio durante 60 minutos. Quando estiver cozido, retire para uma travessa e reserve.
- Em outra panela tempere água fervente com sal. Acrescente a batata doce. Tampe a panela e após levantar fervura deixe cozer durante 7 minutos. Depois de cozida, retire do fogo e reserve.
- Coza os ovos durante 10 minutos numa panela com água. Retire com uma escumadeira e deposite os ovos num recipiente com água fria.
- Corte o polvo em pedacinhos e descasque os ovos.
- Leve ao fogo, em uma panela, o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro e deixe cozer até que a cebola fique bem dourada.
- Junte o polvo cortado aos pedaços nesse preparado e deixe saltear.
- Quando o polvo estiver esquentado está na hora de retirar as folhas de louro e de desligar o fogão. Salpique então com a salsinha e junte as azeitonas.
- Numa camada vá sobrepondo camadas alternadas de batata e polvo. Termine com uma camada de ovos cortados em rodelas.
Uma variante dessa receita da culinária tradicional portuguesa em que o normalmente quem brilha é o bacalhau.
Bom apetite!