Pão light, integral ou com grãos? Entenda as diferenças para escolher

INGREDIENTES

O pão é um elemento diário na mesa do povo brasileiro (e não só). Não pode faltar no café da manhã ou na hora da merenda. No entanto, este alimento tão saboroso e multifacetado é um inimigo à dieta alimentar, porque não tem grande teor fibroso e peca pelo excesso de carboidratos.

A doutora Andrea Santa Rosa Garcia, nutricionista que faz parte do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, dá alguns conselhos. Ela acha que os pães integrais podem constituir uma escolha mais acertada em comparação com o típico pão francês. Este não tem grande valor nutricional, nem contém muitas fibras. Além do mais, leva farinha refinada. Um pão como este é um carboidrato avassalador, num quadro de dieta para perder peso.

No entanto, os pães integrais têm alto teor de fibras e funcionam no que diz respeito à saciedade. Daí devem ser tidos em conta, antes dos pães franceses. Esses, deixe só para seus cafés das manhãs de sábado e domingo e coma-os sem miolo, indica a Dra. Andrea.

Veja alguns gêneros de pães e suas características:

diferenca-pao-light-integral-graos

  • Pão com grãos

A presença dos grãos permite mais fibras e capacidade nutricional. No entanto, são, por norma, mais calóricos.

  • Pão tradicional

Poucos nutrientes, fraco em fibras e levam farinha refinada.

  • Pão de aveia

A aveia é adicionada aos restantes ingredientes. Não inova porque não é feito só de aveia.

  • Pão light

Integral ou tradicional, conte com menos 25% de calorias do que a versão convencional.

  • Pão integral

Já é possível comer pão com 100% de farinha integral, se bem que na maioria dos casos, o pão integral comum leva farinha branca também. Porém, mesmo nestes casos, a quantidade de farinha integral, por norma, é maior.

Analise a embalagem e a composição do pão. Se vier em primeiro lugar a farinha branca, é sinal de que a tem em maior quantidade. Além disso, pode igualmente, perguntar na padaria que costuma frequentar, como é feito o pão que compra.

É certo que as calorias do pão dependem das marcas que o produzem. A nutricionista sugere que, no café da manhã, não coma mais do que 70 calorias de pão integral, o que equivale a uma fatia. É a quantidade recomendada pela doutora. Você pode tomar um café da manhã com ovos mexidos e uma fatia de pão integral ou uma fatia com geleia de frutas (não açucarada). Pode igualmente optar ou adicionar sucos naturais e frutas com farelo de chia e aveia.

Siga estas dicas e opte por uma alimentação mais saudável!

'


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS