Panquecas estufadas com mirtílo!

INGREDIENTES

1 col. de sopa + 1 col. de chá de margarina light
40 ml de leite semidesnatado
1 ovo
1 col. de chá de essência de baunilha
2 col. de sopa + 2 col. de chá de farinha de trigo
1 col. de chá de açúcar
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
50 g mitílo fresco

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 230?C. Derrame 1 col. de chá da margarina numa forma antiaderente ou frigideira própria para ir ao forno. Coloque a forma no forno e deixe alguns minutos para derreter a margarina enquanto prepara o resto dos ingredientes.
Numa tigela, derreta 1 col. de sopa da margarina por alguns segundos no microondas. Junte o leite, o ovo e a essência de baunilha e misture bem. Acrescente a farinha, o açúcar, a pitada de sal e de canela em pó. Mexa até ficar homogêneo.
Retire a frigideira do forno e mexa para que a margarina unte toda a superfície. Arrume os mirtílos cortados ao meio no fundo da forma. Derrame a massa pronta por cima das frutas e leve para assar de 20 a 30 minutos ou até que uma faca inserida no meio saia limpa. Sirva regado com mel.

Rende 1 porção grande ou 2 médias.

Na receita original as panquecas eram preparadas com cerejas lindas e fresquinhas. Entretanto, como moramos no Brasil e conseguir cereja fresca só mesmo na época do natal resolvi mudar e escolhi fazer com mirtílos. Estas frutinhas azuis são deliciosas e também trazem inúmeros benefícios para nossa saúde.

Caso não consiga achar mirtílos ou outras frutinhas do tipo frescas pode substituir pela versão congelada. Neste caso, vale salpicar um pouco de farinha de trigo nelas antes de misturar à massa para que não manchem demais as panquecas enquanto forem descongelando no forno. Se bem que os mirtílos mesmo frescos acabam manchando a massa como aconteceu comigo, não é? A foto pode até não estar muito bonita, mas garanto que o sabor ficou sensacional.


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS