Receita de Figos em calda

INGREDIENTES

500 gramas de figos verdes com casca
500 gramas de açúcar refinado
2,5 litros de água
raspas da casca de uma laranja (sem pegar a parte branca)
2 cravos
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Lave os figos e corte os cabinhos. Com o auxílio de um garfo, fure-os em vários pontos para permitir que a calda penetrre na fruta.
Figos em calda uma receita de vó
Dentro de uma panela grande, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, coloque os figos e a pitada de sal e deixe cozinhar mexendo de vez em quando para virá-los.
Figos em calda uma receita de vó
Cerca de duas horas depois, experimente um, partindo-o na metade: ele deverá estar doce, úmido e macio por dentro. Se não estiver, cozinhe por mais tempo e, se a calda estiver muito reduzida, acrescente um pouco mais de água fervente.
raspas da casca de laranja
Quando chegar ao ponto, acrescente o cravo e as raspas da laranja, ferva por mais cinco minutos e desligue. Transfira os figos em calda para o recipiente onde for guardar, aguarde esfriar, tampe e armazene na geladeira.
(*) Para esterelizar vidros, coloque-os numa panela ? junto com as tampas, uma colher e uma pinça grande ? cubra com água e ferva por cerca de 15 minutos. Retire da panela e deixe secar com a boca pra baixo sobre um pano de prato limpo.
Quando a compota estiver pronta, transfira os figos e a calda ainda quentes para os vidros. Aguarde esfriar completamente, tampe e armazene na geladeira.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS