Bacalhau com Natas !

INGREDIENTES

Bacalhau em postas dessalgado - 2 postas
Batata - 1/2 Kg
Azeite de oliva extravirgem - 2 colheres (sopa)
Cebola (eu usei a roxa) - 1 unidade
Alho - 2 unidades (1 inteira e 1 picada)
Farinha de trigo - 20 g
Manteiga - 20 g
Leite - 100 ml
Creme de leite fresco - 120 ml
Suco de limão - 1 colher (chá)
Noz moscada - 1 pitada
Louro - 1 folha
Queijo Parmesão ralado - Para gratinar
Sal e pimenta-do-reino - À gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça o leite com a folha de louro e o dente de alho inteiro. Coloque o bacalhau e cozinhe por 3 minutos, tomando cuidado para o leite não subir. Retire o bacalhau e parta em lascas.

Corte as batatas em cubos de 2 cm. Frite em óleo até dourar suavemente. Deixe secar em papel toalha e tempere com sal.

Corte a cebola em tiras bem finas. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e coloque a cebola e o alho. Cozinhe por 1 minuto. Junte o bacalhau e misture bem. Refogue por mais 2 minutos e adicione as batatas. Misture tudo muito bem.

Prepare um Bechamel: derreta a manteiga em uma panela pequena e vá adicionando o leite do cozimento do bacalhau, mexendo sempre com um batedor de arames. Após 3 minutos, acrescente o creme de leite e mexa até borbulhar. Desligue e tempere com o suco de limão, a noz moscada, o sal e a pimenta. Misture metade do molho no refogado.

Unte um recipiente refratário com manteiga e coloque o refogado. Complete com o restante do molho. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido (200°) até que doure bem. Sirva imediatamente.

* Como utilizei cebola roxa, onde ela apareceu fora do prato ficou escuro, parecendo queimado. Foi uma questão de opção. Você pode utilizar cebola branca mesmo.


Relacionados:


© Copyright 2021 - SHOW DE RECEITAS